terça-feira, 7 de abril de 2009

Trilogia do Cairo

Inclui: Entre os Dois Palácios (vol.1); O Palácio do Desejo (vol.2) e O Açucareiro (vol.3)
São 3 livros absolutamente fascinantes...cometi loucuras para arranjar o volume seguinte a tempo de não ter que parar nem 1 dia entre os dois primeiros...o 3º deu mais trabalho e tive que ficar a desesperar 3 dias... :) ...são viciantes!
O autor é fantáztico...fiquei com uma vontade imensa de ler mais dele...é o único Nobel da literatura muçulmano e a Trilogia é um retrato fantástico do mundo muçulmano...dos costumes mais rigidos e da sua decadência!
Conta a história de uma família ao longo de várias épocas de crise, nomeadamente o pós-I guerra Mundial e depois a travessia da II Guerra Mundial e da forma como toda a política mundial afectou o Egipto e o Cairo, trás o ponto de vista do norte de África sobre a II Guerra Mundial...um ponto de vista pouco abordado ainda...estamos habituados a pensar na IIGG como um acontecimento do mundo Ocidental de Católicos vs Judeus, aqui está uma terceira face, a face Muçulmana, de quem queria o território Egipcio de volta e não sabia a quem se aliar para o conseguir!
Aborda de tudo...questões políticas e religiosas, os mártires, a corrupção e a vida dupla dos homens...passando obrigatoriamente pela prostituição!
Tudo isto inserido numa trama mesmo muito envolvente, cheia de revelações no seio de uma grande família que luta pela sobrevivência! O mais fantástico é que o autor é claramente contra a postura "revista cor-de-rosa" nos romances...e quando pensamos que vamos ter uma descrição sórdida de um momento crítico, o autor simplesmente avança no tempo, para nos mostrar de que forma esse momento se repercutio no futuro...encantador!
Um 5*s de Top!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário