segunda-feira, 6 de abril de 2009

Eu e os Livros

Recuperei a minha paixão pelos livros a meio do curso... quando toda a gente se começa a queixar de não poder ler nada que não se relacione com a Medicina... decidi que já chegava de surdez cultural e que estava na hora de retomar o prazer de ler qualquer coisa que nos transporte pa outra realidade... que nos roube à leitura por obrigação de calhamaços intragáveis...
Na verdade nunca cheguei a sentir remorsos por não estar a ler o que "devia"...simplesmente porque tinha noção que nunca seria capaz de estar na cama a preparar-me para descançar com trabalho no colo... por isso, mesmo depois de um dia inteiro de estudo, à noite, o livro era sempre outro... era uma história para adormecer! :)
Gosto que vários tipos de livros... preferência clara por romances... no sentido "literário" e não "romântico"... tenho escolhido os meus livros a dedo... faço lista no aniversário e no Natal que deixo à disposição de quem esteja interessado e divulgo-a porque prefiro receber aqueles do que outros... porque quando os escolho crio expectativas e não sossego enquanto não os leio!
O que mais gosto num livro é quando me permite conhecer um país, a sua história e a sua cultura...sem deixar de cativar pela história... também gosto de conhecer pessoas, a sua história e a sua transformação... mas dispenso os "relatos históricos" puros ou as biografias cronológicas!!!
Não sou crítica literária...nem me guio por críticos literários... leio as contracapas... desfolho... leio comentários ao livro e encosto ou não!
Este blog é a partilha da minha leitura dos livros... da minha interiorização e da minha experiência de leitora!

Sem comentários:

Enviar um comentário