terça-feira, 7 de abril de 2009

Descascando a Cebola

Considerado pelo autor como uma autobiografia...é caso para dizer que a vida do homem dava um livro...e bastante bom por sinal!
A escrita não é a das mais acessíveis mas com uma história assim não há como não ler... leva-nos por caminhos bem escuros da alma humana... desde o que leva um rapaz de 17 anos a ingressar na Juventude Hitleriana...as trincheiras da II Guerra Mundial...a vida num campo de prisioneiros de guerra...trabalhos forçados nas minas da Sibéria...como se passa do Fascismo ao Comunismo...o reconstruir de uma vida...a criação de uma carreira nas artes (desde esculpir lápides a desenhar e escrever) e a recuperação de um homem que se fez homem do lado errado das trincheiras...um fardo que é impossível de apagar!
Só se pode ter admiração por alguém que viveu tanta coisa...as opções são questionáveis mas a experiência não...é um livro fascinante!!
Aconselho vivamente, sobretudo a quem se interessar pelo tema da II Guerra Mundial, é uma visão do outro lado, muito viva e muito sentida!
(Só um pormenor...em determinada parte do livro o autor partilha que um dos colegas dele do campo de prisioneiros de guerra era extremamente religioso e tinha o sonho de vir a ser Papa...chamava-se Joshep...deixa espaço para divagações!!)
Um 5*s de história de vida e de cultura ocidental!

Sem comentários:

Enviar um comentário